O número de praticantes de atividades derivadas das Artes Marciais é notável e crescente, e pode-se afirmar, sem receio de erro, que hoje existem mais praticantes nas modalidades de Artes Marciais do que nos chamados esporte de tradição olímpica. A Arte Marcial como atividade corporal vem crescendo a cada ano devido também aos seus benefícios ja comprovados, reduz o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e ainda passa a ser um fator chave para aumentar a longevidade e qualidade de vida.
Controle do peso corporal
Melhora da mobilidade articular
Aumento da resistência física
Aumento da densidade óssea
Melhora da força muscular
Redução da pressão arterial
Melhora da flexibilidade
Aumento da autoestima
(consciência corporal)
Aumento da autoconfiança
(segurança pessoal)
Redução de processos depressivos
(consciência energética)
Alívio do estresse
(consciência do presente)
Aumento do bem-estar
(consciência do equilíbrio físico e mental)
Aumento da frequência escolar
(disposição)
Melhora do desempenho acadêmico e vocacional
(concentração)
Aumento da responsabilidade
(vontade)
Redução da delinquência e reincidência
(saúde)
Melhoria das relações entre pais e filhos
(disciplina)
Desenvolvimento da disciplina
(perseverança)
Desenvolvimento da concentração
(objetivos)
Estímulo ao respeito e à confiança
(socialização)
Desenvolvimento da coordenação e cooperação
(integração)
Desenvolvimento da responsabilidade
(conscientização)
Estímulo ao espírito de grupo
(liderança)
Eficiente estilo que se baseia em cinco animais (tigre, pantera, garça, serpente e dragão), o Choy Lay Fut foi criado pelo artista marcial Chang-Heung, a partir de seus 3 mestres: Choy-Fok, Lay Yau-Shan e Monge Grama Verde.
Criado pelo Mestre Wang Lang, o estilo Ton Long é inspirado nos movimentos do Louva-a-Deus, um inseto que apr
Estilo familiar criado pelo mestre Wu Yu-Hsiang, o sistema Wu (Hao) de Tai Chi se caracteriza pelos movimentos pequenos e sutis, com foco no desenvolvimento do equilíbrio e sensibilidade.
Você pode vir e assistir uma de nossas aulas, ou mesmo agendar uma aula experimental. Seja de Kung Fu ou Taichi.
Traduzido para o português, kung fu é um termo de origem chinesa que significa “trabalho árduo em tempo integral para adquirir habilidade e maestria”. Para explicar às pessoas o tempo de dedicação e disciplina que o domínio das artes marciais exige, os chineses diziam “kung fu” — um nome que acabou se popularizando e passou a ser usado para designar as artes marciais chinesas de modo geral.
Existem diversos estilos de kung fu, cada qual com características específicas e movimentos de ataque e defesa inspirados no funcionamento da natureza e na observação dos animais. Os estilos praticados e ensinados no Instituto de Kung Fu Shaolin são o Choy Lay Fut, que se baseia em cinco animais (tigre, pantera, garça, serpente e dragão), e Ton Long (louva-a-deus) — conhecido como o estilo das mil facetas.
A origem do kung fu é remota, e sua história é cheia de lendas e mitos. Uma vez que as variadas formas de luta sempre foram necessárias para a sobrevivência da humanidade, que precisava se defender de animais e grupos rivais, acredita-se que o kung fu tenha começado a se desenvolver antes mesmo das formas de comunicação verbal por meio de uma linguagem estruturada.
Diversos motivos levaram as pessoas a se dedicarem à prática das artes marciais ao longo da história: seja por questões de sobrevivência, ações militares, aprimoramento da saúde e até alcance da realização pessoal. Justamente por isso, inúmeros termos já foram usados para designar o desenvolvimento marcial e há uma grande dificuldade para traçar uma linha do tempo precisa a respeito da origem do kung fu.
A popularização do termo kung fu como sinônimo de artes marciais chinesas aconteceu apenas a partir da década de 1970, graças à famosa série de televisão Kung Fu estrelada por David Carradine. Porém, uma vez que a tradução literal deste termo é “trabalho humano”, kung fu pode ser considerado toda e qualquer habilidade (não apenas marcial) adquirida ao longo do tempo, por meio de esforço, dedicação e disciplina.
Rua Alvarenga, 1433
Butantã, São Paulo - SP
CEP 05509-003
contato@institutodekungfuetaichi.com.br